Nobel da Paz foi para o crédito aos pobres.
O economista e professor Muhammad Yunus, de Bangladesh, e seu banco popular, o Grameen, são os vencedores do prêmio Nobel da Paz deste ano. Segundo anúncio feito nesta sexta-feira, em Oslo, pelo presidente do comitê do Nobel, Ole Danbolt Mjoes, Yunus foi o escolhido por causa da importância de seu pioneiro trabalho de oferta de crédito aos pobres - em especial as mulheres.
Yunus é um símbolo da modalidade de microcrédito - com seu banco, ele forneceu recursos para que as pessoas menos favorecidas pudessem criar seus próprios negócios e sair da pobreza em Bangladesh. Conforme o comitê do Nobel, o prêmio foi para ele por causa da importância de seu inovador programa, que "cria desenvolvimento social e econômico a partir das camadas inferiores".
"Yunus e o banco Grameen mostraram que até o mais pobre entre os pobres pode trabalhar e obter seu próprio desenvolvimento", diz o comitê do Nobel em seu comunicado. O Grameen oferece crédito aos moradores da zona rural sem exigir garantias - modelo que inspirou casos similares em várias partes do mundo. O ganhador do prêmio receberá 1,4 milhão de dólares no final do ano.
Maravilhado - De acordo com reportagem da rede BBC, o anúncio do vencedor foi uma grande surpresa, como já havia ocorrido nas últimas versões do Nobel da Paz. O próprio Yunus disse não ter acreditado quando recebeu o telefonema comunicando o resultado - ele contou estar "absolutamente maravilhado". "É uma notícia fantástica para todos que nos apoiaram", afirmou o economista.
Friday, October 13, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Caro CHOPPMOTORRAD
Os anos 70 estão 30 anos na direção contrária de onde você quer chegar.
Apareça lá no meu Blog seu hippie sujo.
Post a Comment