Tuesday, April 08, 2008

Chevrolet Cadet - Uma história inacabada...




Terminada a II Guerra mundial, os dirigentes da General Motors, recordando-se da crise que se seguira ao conflito de 1914/18, pensaram em lançar no mercado um automóvel econômico. Uma grande equipe de projetistas, capitaneada por Earl McPherson construiu numerosos protótipos, e a GM preparou um novo estabelecimento industrial perto de Cleveland para produzir o carro em série. Entretanto a demanda por veículos considerados normais permaneceu num nível bastante satisfatório, e a esperada crise não se concretizou. A Chevrolet decidiu então fabricar um carro também totalmente renovado, mas seguindo os cânones tradicionais, e que seria o embrião dos famosos Bel Air, Impala e Caprice.


Quais eram as tais características deste automóvel, denominado Cadet: A utilização pioneira da hoje tão difundida suspensão McPherson, aros de roda de apenas 12 polegadas, e eixo de transmissão em duas partes. Após a embreagem havia um torque tube, que iria estender-se até o centro do assento dianteiro, onde alojava-se o cambio, sendo seguido por um curto cardan até o eixo traseiro. Possuia ainda um motor 6 cilindros de 2200 cilindradas, utilizado posteriormente nos primeiros Holden produzidos na Australia. Seu peso ao redor de 1000 Kg., foi conseguido graças a utilização dos sistema unibody, ou como nós mais conhecemos monobloco.

O preço alvo do novo veículo deveria situar-se abaixo de 1000 dólares, sendo que os então mais baratos Chevy e Ford tinham preços a partir de 1050 dólares. Como o projeto do veículos consumiu 7 milhões de dólares e a expectativa para que vendesse 300 mil veículos por ano para tornar-se rentável não se mostrasse plausível, o projeto foi sendo morto por inanição. Earl McPherson foi para a Ford, onde em 1951 foi lançado o primeiro Ford Consul, incorporando a simplificada e famosa suspensão. O mesmo lay-out seguiram os Ford Vedette franceses, e que mais tarde viriam a tornar-se os Simca Chambord, porta de entrada da suspensao no Brasil.

A GM americana simplesmente esqueceu o projeto, inclusive destruindo os protótipos em 1968, fazendo seu primeiro uso da “McPherson” apenas em 1980, com os Chevrolet Citation, e que inexplicavelmente também tinham rodas de apenas 13 polegadas, para um carro de mais de uma tonelada, e com tração dianteira.





Mais informações em inglês, podemos conseguir no blog abaixo, que reproduz artigo do excelente Karl Ludvigsen, um repórter que nos anos 70 fez inúmeras reportagens reproduzidas pela revista Quatro Rodas.


http://blog.hemmings.com/index.php/2008/04/06/sia-flashback-the-truth-about-chevys-cashiered-cadet/



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